segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Por que investir em marketing esportivo?

Olá amigos!!!
Agora temos um ponto de encontro semanal, aqui poderemos trocar experiências e gerar conhecimento.
Toda semana teremos um tema novo para debatermos, participe de sua opinião....
Para inaugurar meu blogger e darmos inicio as trocas de experiência e conhecimento, escolhi o Marketing Esportivo, tema em moda no Brasil, afinal seremos sede da copa do mundo de 2014, será que estamos preparados? Será que conseguimos realizar com qualidade o evento?
Participe de sua opinião...
Por que investir em marketing esportivo?

Pode-se dizer que existem vários fatores responsáveis pelo investimento no esporte por parte de empresas dos mais diversos setores. Entretanto, dois deles são fundamentais para que se entenda o porquê do segmento ter se tornado referência para empresários:
1) Presença constante do esporte e suas variáveis na mídia em geral - vemos pelo número crescente de programas esportivos nas emissoras de rádios, TV´s e Internet.
2) O sucesso obtido no esporte é transferido para o patrocinador, gerando um retorno institucional e de vendas para os seus investidores - houve marcas que foram amplamente divulgadas que até hoje está relacionada com seus clubes, como Kalunga, Parmalat, Unicor.
Por que o Marketing Esportivo é tão envolvente e traz resultados efetivos?
A resposta para tal questão é simples: porque além de ser uma forma de comunicação saudável, envolve sentimentos de uma grandeza insuperável que só o esporte pode oferecer. Adrenalina, alegria, conquista, vibração e emoção são alguns dos elementos que fazem da atividade um misto de aventura e poder. A função do marketing, no entanto, é conciliar as demandas do mercado com a paixão do esporte, proporcionando prazer em troca de resultados. Tudo isso sem esquecer o papel dos ídolos, que, nesse processo, são os verdadeiros porta-vozes do mercado, com suas mensagens traduzidas em forma de talentos esportivos.
Benefícios do Marketing Esportivo.
O importante em relação à prática do Marketing Esportivo é saber que ele proporciona benefícios a curto, médio e longo prazo, e que o poder de percepção do cliente consumidor é cada vez maior em relação a isso. Veja os exemplos: Aumento do reconhecimento público - em momentos de lazer e descontração, a aceitação de um anúncio por parte do público é maior que em outras situações. Rejuvenescimento da imagem da empresa - o exemplo maior disso é com o Banco do Brasil, que rejuvenesceu sua imagem perante o público associando seu nome ao vôlei. Exposição constante da marca na imprensa e em todas as mídias - o backdrop (aquele outdoor que fica atrás dos atletas durante a entrevista) é exemplo disso.
Reforço da imagem corporativa - a organização que projeta seu nome através do marketing esportivo é vista de forma diferenciada pelo consumidor. Simpatia junto ao público e mídia - a comunicação que envolve consumidor e imprensa ganha um papel de cumplicidade. Envolvimento da empresa com a comunidade - é o reconhecimento perante o público que a empresa pratica responsabilidade social, valorizando seu nome, marca e imagem.
Bem, o que você acha que as entidades esportivas e o Governo devem fazer para atrair mais patrocinadores?
Boa semana a todos....

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, Leo. Bacana a iniciativa. Tudo isso que voce falou é verdade, em relação aos benefícios que uma empresa pode ter ao investir em MKT esportivo. Mas algumas empresas não tiveram o retorno esperado, pois se limitaram, por exemplo no futebol, a apenas patrocinar a camisa de um clube, e isso não basta. É preciso fazer ações paralelas.

Vou dar exemplos:

A Tenda, atual patrocinadora Master do Cruzeiro, além de estampar a camisa, investe em diversas outras ações voltadas para o público do futebol como por exemplo:

Está doando dois apartamentos para a torcida cruzeirense, através da promoção Apaixonados pelo Cruzeiro, na qual os torcedores devem, através do Hot Site da promoção, criar fotologs mostrando a paixão pelo clube. Os dois melhores serão contemplados

Além disso, ela patrocina o Churrascão do Cruzeiro, faz ações em jogos como distribuição de camisas do Cruzeiro, custeia brindes e coloca a marca da Tenda ao lado da marca do Cruzeiro, uma prática chamada "brindes cooperados". Enfim, uma série de ações que buscam se aproximar do torcedor do clube e não apenas ficar restrito ao retorno institucional da marca na camisa.

O exemplo do Banco do Barsil, já citado em seu texto, é perfeito. O Banco do Brasil abraçou o Volei e criou empatia com esse público.

Voltando ao futebol, o Rebook também faz um bom trabalho no São Paulo e no Inter (está saindo do Vasco). A Empresa criou um site chamado torcidarbk.com.br na qual ela traz vídeose outras atrações sobre o clube patrocinado.

Além disso, ela patrocina atletas individualmente desses clubes. Ou seja, é o investimento no ídolo.

Já no São Paulo, a Reebok montou a SAO, um tipo de loja em conjunto com o São Paulo que só venderá produtos licenciados do São Paulo com a marca Reebok. Nessa loja a reebok realizará vários eventos, com jogadores do São Paulo e promoções de vendas, para chamar o torcedor.

É isso, não basta patrocinar a camisa, é preciso participar do dia a dia do clube e da torcida.

Rosana Bastos disse...

Oi Leo. Muito boa a escolha do tema. Sem qualquer sombra de dúvidas o MKT esportivo é um assunto que deve ser permanente na pauta das Empresas inteligentes. Lamentável é que nem todos os nichos foram descobertos e abarcados por estes patrocínios, como é o caso do esporte paraolímpico. Mas, eles ainda vão admitir que esta é uma área de sucesso.

Anônimo disse...

Oi Léo!
Muito legal o seu blog.
Começou bem, com tema atual e interessante, texto claro, de fácil leitura e entendimento.
Muito bacana.
Muito sucesso prá vc!!!
Ana Cristina