terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O Marketing de Relacionamento



Marketing de Relacionamento é basicamente manter uma relação com o cliente pensando no longo prazo, em contraste ao relacionamento de curto prazo que se fazia até alguns tempos atrás. São atividades que objetivam criar, desenvolver e manter relações com o cliente, fazendo com que ele seja fiel como consumidor. Seria não só adquirir clientes, mas mantê-los também. O Marketing de relacionamento deve ser responsabilidade de todos dentro da empresa, e não só daqueles que têm contato direto com o cliente.

Prestar atenção às relações com os clientes é uma coisa antiga no mundo dos negócios e das vendas.Todo mundo sabe que o cliente é muito importante para qualquer negócio, pois ele que colcoa o dinheiro para dentro da empresa. Mas, apesar disso, o marketing de relacionamento tem como objetivo renovar este conceito de maneira mais forte e mais abrangente, desenvolvendo técnicas para reforçar a relação empresa cliente.

Um dos conceitos importante do marketing voltado ao consumidor é o de não fazer qualquer coisa pelo lucro no curto prazo. É melhor você fazer um preço mais baixo para o cliente, para que ele volte a comprar com a sua empresa no futuro do que ganhar mais hoje e não ganhar nada amanhã.

Tenho certeza que é preciso personalizar as ações, não da mais para achar que todos são iguais, necessitam das mesmas coisas e possuem os mesmos valores. É preciso conhecer cada vez mais nossos clientes para buscar a satisfação e sua fidelização.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acredito nesta frase:
"A maior vantagem competitiva é o que você e sua empresa possuem de conhecimento sobre seu cliente, levando sempre em consideração que que seus concorrentes quase sempre não têm."